Tema da Aula do Bate Papo com o Vovô

Tema da Aula do Bate Papo com o Vovô
14/04/2010

FAMÍLIA VAGALUME!

FAMÍLIA VAGALUME!

Agenda Cristã - Primeira Edição

Agenda Cristã - Primeira Edição

A Família Vagalume levando Amor e Sabedoria,Inteligência e Bondade a seus netos, semeando Luz!

A Família Vagalume levando Amor e Sabedoria,Inteligência e Bondade a seus netos, semeando Luz!
Beijos para todos os filhos da Carla,Leni, Plinio Filho, Zan, Ligia, Marta!

As aulas do Grupo Bate Papo com o Vovô são de terça feira às sete horas

As aulas do Grupo Bate Papo com o Vovô são de terça feira às sete horas

Cozinhando com as Ervas

Cozinhando com as Ervas
Imagens da Apresentação para um Programa de Televisão

Apresentação do grupo de dança da terceira idade

Servindo os alunos com pratos saborosos, temperados com ervas..

Servindo os alunos com pratos saborosos, temperados com ervas..

Esquema da Aula Dada pelo Plinio Filho

Esquema da Aula Dada pelo Plinio Filho

Ego, Razão e Pensamento

Ego, Razão e Pensamento
Presentes na aula do dia 14/04/2010

sábado, 17 de abril de 2010

Amparando nossos jovens!



Esta imagem é um desenho que fizemos copiando do livro Viagem Espiritual II de Wagner Borges e Glória Costa.

O Plinio Filho vem fazendo uma sequência de aulas, traduzindo  o livro "Um Novo Mundo" - O Despertar de Uma Nova Consciência de  Eckhart Tolle, para meus alunos netos. Nós tínhamos anteriormente um grupo de estudos para amigos e familiares adultos, mas hoje este grupo de estudo se realiza neste grupo juvenil. A bagagem de conhecimento que eles já têm permite a introdução de temas mais elevados, pois os conceitos básicos da teoria da pedagogia do espírito  vem sendo elucidado por nós, pais e avós desde os nascimento. A esta pedagogia são agregadas as teorias recentes e antigas, mesmo antes de Kardec,  que os guias espirituais  da humanidade vem trazendo aos terráqueos desde sempre, intensificando neste momento de mudança do padrão vibratório do planeta. Sabemos que os espíritos que reencarnaram sob nossa responsabilidade já trazem uma bagagem multimilenar, e nós como educadores estamos aqui para reforçar os ideais Superiores e Divinos que eles trazem impressos em seu espírito.
Durante a aula, uma das minhas netas comentou sobre o desejo "Buda disse: Se queres aquilo que não podes ter, deixe de desejar". Analisando mais profundamente para uma garota em torno dos quinze anos, buscar uma leitura de Buda, é louvável pela abertura de conhecimento. Evitamos a cristalização do conhecimento, tendo como mestres todos os avatares e pensadores da humanidade.
Sabendo que a  personalidade é o resultado da interação do indivíduo com o meio ambiente, mais a sua bagagem genética, e o arquivo espiritual de vidas passadas, cuidamos de ampará-los com nossas vibrações atuando de alguma forma no seu desenvolvimento afetivo, moral e intelectual, nesta presente jornada terrena, sugerindo modelos de comportamento, apoiados em respeito mútuo, nas suas participações sociais. Por exemplo: Carlina sugeriu nesta aula, que numa numa discussão em que alguém quer impor suas idéias, pode-se comentar: "Você tem razão nisso ou aquilo, mas tem este aspecto da situação que pode ser assim..." dando-lhe três tapinhas de camaradagem", enfraquecendo assim o ego do interlocutor. Bater de frente, é dar-lhe alimento para continuar numa discussão infrutífera.
Assim procuramos antecipar para nossos netos modos de conduta, que infalivelmente ocorrerão na vida adulta, mas já treinando enquanto crianças. A repetição vai imantando na alma das crianças, que quando jovens estarão habilitados para os eventos sociais.
As nossas crianças desde pequeninas, estão acostumados com o intercâmbio entre o céu e a terra, pois a nossa família pós-vida continua presente conosco,  nos amparando, fortalecendo, e conduzindo-nos para vibrações mais elevadas.
A Tico esta semana, mais uma vez lembrou-nos da "paradinha" para esvaziar nossos pensamentos e dar lugar ao vazio, que é o momento que nos conectamos com Deus, e encontramos as soluções necessárias ao rumo que devemos tomar, em nossas escolhas.
Este momento pode ocorrer enquando caminhamos, estudamos, andando de ônibus, em qualquer lugar e situação.
Neste momento os espíritos amigos se aproximam para prestar o auxílio necessário.
Ela disse que nossas crianças e jovens estão tendo uma oportunidade louvável de aprendizado, e que são a nossa sementeira de luz.
Uma das crianças comentou: "Mas muita gente não tem a nossa oportunidade de aprendizado" surpreso com a descoberta.
Os nossos jovens estão tendo a oportunidade de saber que o que comanda o espetáculo de suas vidas(1), não é apenas esta existência terrena, que muitos outros aprendizados já tiveram em suas múltiplas existências. Sabendo disso fica mais fácil compreender "que a energia que os impulsiona para cima vem de baixo, do inconsciente" (2). O inconsciente dentro de nossa abordagem, são as experiências pregressas, desta vida e de outras. É nessa fase que eles, os adolescentes, começam a perceber, que "todo um novo sistema de exigências começa a se anunciar, através do corpo"(3). Com o acompanhamento da família ou pessoas habilitadas,  eles poderão manipular melhor todos estes mistérios, encontrando o caminho e missão da sua jornada terrena.
 Como diz Os Iniciados, por Wagner Borges: "Viver não é brincadeira, pois crescer não é fácil, ganhos e perdas são circunstâncias do jogo de viver. O importante é saber o que fazer" . Mas estes jovens podem receber a sabedoria dos seus avós e tios e amparadores espirituais, pois há uma sintonia adequada, criada pela própria família, que os levarão aos caminhos certos, pois saberão o que fazer de suas vidas. 
Agradecemos a Deus a oportunidade da nossa lavoura em que se planta luz, pois a enxada do estudo vai carpindo as ervas daninhas das más tendências, espalhando o adubo fértil dos ensinamentos; e a foice do exemplo vai podando o ego inferior, com orientações de posturas mais condizentes com os Valores Humanos da nova era. 
Somos fazendeiros  Deus e a nossa produção é Amor, Consciência, Paz, e Luz!


Esse comentário foi elaborado com o conteúdo da explicação do Plínio Filho, dos apartes do Máximo, Leni, Carlina, Plinio Ghirello Pai, Tico (amparadora) do Grupo de Estudo.
Utilizamos os livros de:

Wagner Borges, Viagem espiritual III
Joseph Campbell, O Poder do Mito
Walter Oliveira Alves, Educação do Espírito, Introdução à Pedagogia Espírita.
Wagner Borges e Glória Costa, Viagem espiritual II

(1) joseph Campbell,  pag 151
(2) Joseph Campbell  pag  151
(3) Joseph Campbell  pag  151


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus queridos leitores, temos muito carinho com você que já é considerado das nossa família. Seu comentário é um incentivo para nosso trabalho. Muito carinho e amizade!

Quem sou eu

Minha foto
-Campinas, São Paulo, Brazil
Eu sou o Plínio, fui por muitos anos professor de Desenho Técnico Industrial, e a minha tarefa principal na vida é ensinar com amor, servindo sempre! Amo muito minha esposa Carlina, meus filhos e netos. Somos uma grande família, gostamos de rezar comer estudar amar e cantar. Fazemos aulas de dança e italiano.Como uma tradicional família italiana eu e Carlina somos bons parceiros na cozinha. Diariamente cozinhamos para até vinte e duas pessoas conforme o dia. A cada quinze dias, fazemos uma reunião com meus netos, o chamado "Bate papo com o vovô", neste momento apresento um assunto sobre o evangelho, quando eles podem tirar dúvidas. Assim vão entendendo melhor a importância de seus atos e a repercussão que podem gerar entre seus amigos e familiares. Seja bem vindo ao meu blog! participe da minha família também. Somos Um!

Acompanhe as nossas palestras e orações na sua própria casa!

Estamos muito gratos com sua participação. A nossa intenção é que mais pessoas possam participar das nossas reuniões semanais se conectando com a nossa energia. Pode realizar seu pedido de ajuda em nossas orações, mesmo mentalmente que nossos protetores vão até você todas as segundas feiras a partir das 20:00 hs.

Ponha uma jarra ou copo de água que será energisada, enquanto oramos, podendo ingerí-lo

depois das orações (22:00 hs) ou pela manhã.

A PARTIR DE ABRIL

Nossas reuniões serão realizadas às
quartas feiras, no mesmo horário.